Home > Casa e Cozinha > Você sabe como utilizar quadros na decoração? Veja dicas imperdíveis para te inspirar

Você sabe como utilizar quadros na decoração? Veja dicas imperdíveis para te inspirar



Diga tchau para as paredes vazias e monótonas! Os quadros são ótimos aliados quando o assunto é decoração. Eles têm o poder de valorizar os mais diversos ambientes e refletir com estilo a personalidade de seus donos.

São muitas as opções e particularidades, indo do clássico ao moderno, das paisagens às concepções geométricas. Pensando nesse assunto, reunimos dicas da designer de interiores Daiane Antinolfi para ajudar na hora de escolher este recurso atemporal e também montamos uma galeria com algumas ideias para se inspirar!

1 – Definir e harmonizar

Antes de começar é preciso analisar a decoração e o estilo dos moradores. A partir deste primeiro passo é possível definir quais peças serão escolhidas. Harmonizar com o décor é essencial: se o ambiente for clássico, as obras tradicionais são a melhor escolha, por exemplo. Se o espaço for neutro ou moderno, os desenhos geométricos, paisagens e fotografias caem como uma luva. Se o morador já possuir um acervo, a mudança das molduras deve ser cogitada, assim como a adição de novos quadros.

Reprodução/Architectural Digest/CASA CLAUDIA

2- Não existe cômodo certo

O recurso pode ser usado em todos os ambientes: salas, quartos, banheiros e até o cantinho embaixo da escada. Os corredores são uma excelente ideia, como normalmente eles não contam com móveis, os quadros são uma excelente opção para imprimir personalidade sem atrapalhar a circulação.

3- Nem sempre é necessário perfurar a parede

A fita dupla face pode e deve ser usada, pois ela evita os furos na parede! O material só não pode ser utilizado em molduras muito pesadas ou que tenham vidro, já que a queda nesses casos pode gerar acidentes. Outra alternativa é apoiar os quadros em móveis ou no piso, criando uma decoração moderna e sofisticada.


Projeto do arquiteto David Bastos (David Bastos/DB Arquitetos/CASA CLAUDIA)

4- Nem muito alto, nem muito baixo

A altura ideal para pendurar os quadros na parede é 1,60 m, contando do chão até o centro da peça. Esta medida permite que a maioria das pessoas aprecie a obra de maneira confortável, sem grandes esforços. Se forem colocados próximos a móveis, como sofás ou aparadores, a distância deve ser de 25 cm. No caso das escadas, a disposição deve acompanhar a inclinação.

5- Monte uma pequena galeria

A gallery wall é tendência no mundo todo. A mescla de quadros com tamanhos e molduras diversos deixa os ambiente mais interessante. Para aderir a moda, é preciso optar por bons elementos e estudar as proporções e medidas. Não há regras para a montagem: o padrão pode ser simétrico, espiral, misturar alturas, ou até apresentar outros elementos, como espelhos.

Projeto de Si.Saccab Arquitetura (Reprodução/Casa.com.br)

Projeto do escritório Tali Roth Designs (Genevieve Garruppo/Casa.com.br)

Fonte: Casa Abril



You may also like
Confira ideias e inspirações de ambientes para pintar sua casa com paredes pretas sem medo
Confira 3 idéias de refeições saudáveis pra te animar a ir pra cozinha nos dias de preguiça
Veja ideias de cozinhas integradas para apartamentos pequenos
Quer mudar o visual da sua casa e não sabe como? Confira essas 5 dicas