Home > Casa e Cozinha > Veja 5 dicas salvadoras para o seu sofá

Veja 5 dicas salvadoras para o seu sofá



Não quero entristecer os outros móveis, mas se existe uma peça que todo mundo ama é o sofá. O melhor lugar para assistir séries em uma tarde fria, o ponto de encontro ideal para ver filmes com a família e um espaço aconchegante para bater papo com os amigos.

Imagem: Reprodução/Casa.com.br

O sofá tem mil e uma utilidades e, por esse motivo, precisa de atenção especial. Muitas vezes dormimos, brincamos com crianças e pets, ou até mesmo nos alimentamos nele, e todas essas atividades acabam gerando danos para o móvel. Se realizada a manutenção correta, a peça pode durar anos. A limpeza do sofá não é importante somente do ponto de vista estético, mas também para evitar a proliferação de bactérias, ácaros e outros parasitas.

Para auxiliar você a manter seu querido sofá bem conservado, apresentamos algumas dicas dadas pelo gerente da Porto Seguro Faz, David Pereira. Confira:

1. Tchau, pó!

O pó pode ser um grande problema, mas não é tão difícil assim evitá-lo. Usar o aspirador normalmente é um bom modo de mantê-lo longe, prevenindo doenças e crises alérgicas. Para facilitar ainda mais a limpeza, as mantas impermeáveis são uma boa pedida.

2. ‘Menos é mais’ quando o assunto são produtos de limpeza

Limpa carpete, detergente, amaciante, sabão em pó…esqueça todos eles! Produtos químicos podem danificar o tecido ou sujá-lo ainda mais. Além do mais, podem criar manchas futuras: “o pano úmido sobre o tecido não removerá todo o detergente, sendo assim, o resíduo dele ficará no sofá e tornará aquela superfície hidro ativa, ou seja, qualquer gota que cair fará uma mancha”, diz David.

3. O vinagre não é seu melhor amigo

São inúmeros os tutoriais ensinando a usar vinagre em receitas milagrosas que acabam com qualquer problema em casa, porém o produto é ácido e se usado no sofá pode danificar o móvel. Aplicado no tecido, ele pode corroer fibras naturais, estragar tecidos acoplados a dublagens sintéticas (quando o tecido de um lado possui um material e no forro outro), amarelar quando exposto à luz, alvejar colorações escuras, remover estampas, enfim, um perigo!

4. Limpezas pontuais significam manchas

Se houver um acidente e algo cair no sofá, utilize um pano macio e bem úmido para a higienização. Ao contrário do senso comum, não concentre a limpeza, o ideal é molhar todo o assento ou toda área onde a sujeira caiu, por exemplo, o braço do sofá. Assim a secagem irá acontecer de forma uniforme e não culminará em manchas pontuais. Um bom modo de secar é usar o ventilador e panos secos.

5. Chame um profissional

A limpeza profissional precisa virar rotina. Os estofados revestidos com tecido podem ser lavados todo ano, porém se o uso for diário o indicado é diminuir o intervalo para seis meses. Já no caso de estofados revestidos com couro ou sintéticos, é preciso observar o local onde ficam: se recebem luz direta, têm mais tendência a rachaduras por falta de hidratação, então o correto é fazer a limpeza profissional no mínimo duas vezes por ano. No caso de grandes danos causados por acidentes, o ideal também é contratar um profissional.

Fonte: Casa Abril



You may also like
Deseja investir em Criptomoedas? Confira essas dicas!
Confira 10 dicas para organizar as Finanças Pessoais e ter disciplina
Inteligência Financeira: aprenda a melhor maneira de desenvolve-la
Veja o que são Fintechs e como elas funcionam