Home > Casa e Cozinha > Quer mudar o visual da sua casa e não sabe como? Confira essas 5 dicas

Quer mudar o visual da sua casa e não sabe como? Confira essas 5 dicas

De repente você sente que está na hora de mudar a decoração de casa. É normal querer mudar o visual e o astral dos ambientes de uma forma a atrair energias melhores.

Só que, às vezes o orçamento pode estar baixo e a solução é apelar para a criatividade, avaliando formas de transformar os cantos do imóvel de um jeito mais econômico. E esta tarefa pode ficar mais fácil se você conseguir acompanhar nossas dicas.

Separamos algumas ideias legais e simples para lhe inspirar agora. E o melhor é que elas não envolvem nenhum quebra-quebra, sujeira ou outras fontes de dor de cabeça, comuns em reformas. Deixe a sua casa mais bonita, atraente e confortável em poucos minutos e gastando pouco. Vamos ao desafio?

Casa Aberta

1 – Tente mudar os móveis de lugar ou dar uma cara nova para eles

Olhando por um ponto de vista diferente, os móveis de sua casa e toda a decoração podem ser vistas de um jeito diferente. Calma, pois não é preciso fazer nenhuma mudança extrema.

Você pode girar a posição do sofá ou rack mais painel para TV no layout da sala. Também pode experimentar colocar o roupeiro de costas para outra parede no quarto; criar uma ilha na cozinha; e mais. Tudo poderá lhe parecer diferente.

Agora, se isto não lhe satisfazer – se o problema for a condição dos móveis –, outra ideia é dar uma repaginada nas peças existentes na decoração. Peças de apego emocional ou com um design valoroso podem ser mantidas no local depois de receberem uma nova aparência. Certos objetos podem ser lixados e pintados, outros receberem uma camada de papel contact, e ganharem forração de tecido ou puxadores novos.

Espaço do Traço Arquitetura e Iara Kilaris

2 – Reaproveite, se possível, todo o material que seria descartado no lixo

Muita coisa que é adquirida no dia-a-dia acaba não recebendo o valor necessário e indo para o lixo. Porém, coisas inesperadas podem ser aproveitadas para a criação de peças complementares a decoração de uma casa.

Na hora de aperfeiçoar os ambientes, analise não só reaproveitar o que já existia no local, mas também incluir itens novos, feitos com reciclados.

Com pallets pode-se fazer painel para TV, mesa de centro, estrutura para sofá e para cama. Já com pneus pode-se fazer puffs divertidos; com garrafas coloridas vitrôs modernos; e com caixas de feira nichos, estantes, aparadores, racks, escrivaninhas e outros itens coloridos.

É um jeito diferente e divertido de colaborar com o meio ambiente, diminuindo a quantidade de resíduos que seriam descartados na natureza.

Casa Aberta

3 – Pense em investir em novos objetos ornamentais

Uma maneira ainda mais econômica de modificar o visual da casa é apostar nos menores detalhes da decoração.

Pra começar, você pode reavaliar os objetos têxteis presentes nos ambientes. Talvez comprar capas de estofados, mantas, colchas e almofadas novas. Também trocar as cortinas, escolhendo por peças mais lisas ou estampadas, conforme o efeito que quer criar.

Muitos outros objetos ornamentais são considerados coringas, bastantes explorados pelos designers na hora de mudar a cara dos interiores. Uma boa ideia é investir em obras versáteis – especialmente se forem desenhadas por artistas locais. As luminárias, por exemplo, acrescentam muita luz e alegria aos ambientes. Já os espelhos são uma excelente opção para gerar sensação de amplitude em cômodos pequenos.

“Pequenos objetos decorativos, uma boa arrumação de livros e composições de jogos de cama já deixam o ambiente com cara de novo.” – arquiteta Lucilene Leitte, em reportagem de Revista Zap Imóveis.

Casa Aberta

Se você gosta mesmo de arte pode aproveitar este momento de mudanças para encher sua casa com memórias. Na sala, fazer exposição de coleções, de retratos da família e de lembranças de viagens, como quadros, esculturas e artesanatos. E na cozinha, fazer uma composição de pratos decorativos bem coloridos. O bom de tudo dessas coisas é que quando enjoar basta trocar – sem nem precisar gastar muito dinheiro.

4 – Altere a atmosfera dos espaços levando a natureza para dentro de casa

Plantas são decorações neutras, combinando com qualquer estilo de decoração. Existem espécies que se desenvolvem muito bem em interiores.

Elas são vendidas a preços baixos em várias lojas e podem ser utilizadas na sala, cozinha, varanda e banheiro – deixando estes ambientes mais alegres e frescos. Use e abuse de vasos de plantas e jardins verticais para mudar o astral dos cômodos.

5 – Invista em pintura para renovar de vez o visual dos interiores

Nenhuma das opções anteriores pode impressionar tanto quanto pintar todas as paredes do imóvel. Além de mudar a beleza dos ambientes ainda faz com que a casa pareça mais limpa, moderna e em harmonia com a nova decoração.

Sendo assim, mudar as cores das superfícies deve entrar nesta lista de preferências baratas para a renovação do lar.

Se você julgar que cobrir todas as paredes da casa de tinta pode complicar seu orçamento, estude fazer um detalhe atraente em apenas um canto especial. Não tenha medo de apostar em tons vibrantes.

O grafite é uma alternativa bem despojada – ótima para modernizar ambientes joviais. E mais uma ideia é trabalhar com giz sobre parede lousa – tornando um espaço para libertação da mente.

Agora, se sua vontade for uma renovação de interiores mais rápida, talvez seja melhor investir em outros revestimentos.

Existem os papéis de parede, os adesivos e também as pastilhas colantes – que podem até cobrir azulejos de cozinhas e banheiros. São opções simples, práticas e fáceis, capazes de agregar mais estilo, cor e charme a todos os ambientes.

Então, o que achou dessas ideias? Viu como existem opções criativas de como transformar a cara da sua casa de forma econômica? Agora, dê asas à sua imaginação!

Fonte: financaspessoais

You may also like
Você sabe como utilizar quadros na decoração? Veja dicas imperdíveis para te inspirar
Veja 5 dicas salvadoras para o seu sofá
Confira ideias e inspirações de ambientes para pintar sua casa com paredes pretas sem medo
Veja ideias de cozinhas integradas para apartamentos pequenos